sábado, 12 de novembro de 2011

Aprender a brincar


O jogo é uma das actividades a que a criança dedica mais tempo e atenção. 

Além do jogo ter um papel fundamental no desenvolvimento global da criança e na sua motivação, é uma forma de manter o seu interesse, fomentar a necessidade de comunicar e proporcionar uma relação positiva com a aprendizagem.

Por estas razões, é-nos proposto (nas AECs)  um programa predominantemente baseado em actividades lúdicas. 

Na minha opinião, esta metodologia é-nos vantajosa também por mais dois motivos. Em primeiro lugar porque muitas vezes os horários das AECs ou actividades extra-curriculares de Inglês são ao final de um dia de escola e não se tornam tão cansativos e em segundo lugar porque não representam custos de materiais ou então estes são muito reduzidos.

Só a palavra "jogo" ou "brincar" tem um impacto muito positivo nas crianças, escusado será dizer que todo o jogo tem regras para funcionar devidamente (o tema das regras fica para outra ocasião).

Existem inúmeras actividades lúdicas que podemos utilizar vou deixar aqui alguns exemplos que têm resultado na minha experiência mas obviamente que nem todas se aplicam a todas as turmas. 

- "story telling" utilizar "authentic material" é muito importante para as crianças terem contacto com objectos provenientes de outro país, as histórias deverão ser simples, gosto muito de utilizar a história do "The Enormous Turnip" bem como histórias tradicionais comuns às portuguesas. 

- "jumbled pictures" poderá ser um exercício excelente pós "story telling" porque verifica se os alunos entenderam a história e aplica-se quer a alunos do 1.º quer do 4.ºano.

- "picture dictionary" é uma actividade que pode ser pontual ou repetida ao longo do ano em que os alunos desenham palavras do novo vocabulário. Em alunos do 3.º e 4.ºanos eles próprios podem fazer a legenda das figuras. Neste trabalho também poderá ser feito baseado na colagem.

- "construção de flashcards" as crianças nestas idades têm a atenção muito virada para o professor e para aquilo que ele tem e eles adoram ter flashcards idênticos aos nossos nem que sejam eles próprios a fazê-los.

- "hangman game" este jogo funciona na perfeição para revisões de uma unidade como até do ano anterior. Mas este jogo apenas se aplica obviamente após ter iniciado a aprendizagem da escrita no Inglês.

- jogo "jump the line" um jogo muito simples que não requer material apenas necessitamos de arrumar as mesas da sala e dividir o chão em duas partes com giz e escrevem-se dois temas por exemplo "colours" e "animals"; de seguida os alunos colocam-se em cima da linha (vão alguns grupos de cada vez caso a turma seja grande) ; o professor diz cores e animais e os alunos devem saltar para o lado certo. Todos querem acertar por isso ficam muito concentrados.

- "lexical chairs" é um jogo muito típico só que em vez da música nós vamos dizendo palavras de um grupo lexical e quando dissermos uma palavra que não pertence a esse grupo todos têm que tentar sentar-se numa cadeira.

- "Bingo" óptimo para aprender os números, funciona para todos os níveis de inglês e também pode ser feito com outros temas utilizando imagens.

- "miming" para treinar vocabulário após este ter sido apresentado funciona tanto nas "PPP" ou "TBL" lessons.

- "scrambled letters" costumo realizar este jogo em pares ou em grupos, coloco as letras em tamanho grande num envelope para não se misturarem palavras e depois os alunos tentam descobrir qual é a palavra, pode ser feito com ou sem consulta no caderno ambas as formas funcionam.

- canções, existem muitas canções que podem ser ensinadas dependendo da unidade "one two buckle my shoe...", "go away big green monster", "old Macdonald had a farm", "head, shoulder, knees and toes", "clap your hands"... 

-" role play" aplica-se de vários modos e pode ser feito em pares.

- celebração de festividades, pode ser feita de muitas formas desde desenhos para colorir, baile de máscaras de halloween, "caça ao ovo da páscoa", etc. 


Sem comentários:

Enviar um comentário