sábado, 12 de novembro de 2011

O porquê das AECs

Actualmente, a oferta educativa do Inglês é muito grande desde o ensino obrigatório que se inicia no ensino básico até inúmeras escolas de Inglês, mas ainda assim existem muitas pessoas e professores que se questionam sobre a importância das crianças aprenderem línguas.

Uma das questões colocadas é o porquê de introduzir o Inglês tão precocemente na escola e o porquê das AECs (Actividades de Enriquecimento Curricular).

As crianças têm uma capacidade muito grande em absover informação em particular línguas, não têm receio de cometer erros e quanto mais experiências reterem neste período mais sucesso irão ter na aprendizagem do Inglês no futuro.

Relativamente ao Inglês, penso ser consensual a sua importância enquanto língua de comunicação internacional por excelência e instrumento das novas tecnologias de informação.

As AECs foram introduzidas através de uma medida do ministério da educação que introduz o conceito de escola a tempo inteiro visando por um lado "garantir tempos de permanência na escola pedagogicamente ricos e complementares à aquisição de competências básicas" e por outro lado "adaptar os tempos de permanência dos alunos na escola às necessidades da família".

Isto é, existem muitas famílias que por motivos laborais e financeiros não têm onde colocar as crianças após ou antes do período escolar situação que origina muitas vezes o abandono e a negligência das crianças. Existem crianças que ficam durante muito tempo em casa sós à espera dos seus pais (ou outras pessoas por si responsáveis) ou até mesmo na rua a brincar. Se nos tempos antigos ir para casa a pé ou brincar na rua era o mais comum, hoje face a um mundo repleto de riscos e inseguranças já existe uma crescente preocupação dos pais em gerir a sua vida familiar e laboral de forma a acompanhar os seus filhos. 
Os avós trabalham cada vez até mais tarde, as mulheres já não conseguem assegurar apenas a vida doméstica tendo também que trabalhar e os centros com vagas para crianças poderão não ter vagas ou até se tornar muito dispendioso. Assim, porque não criar uma resposta na escola para estas famílias.

As AECs são de frequência facultativa e cumprem orientações programáticas estabelecidas pelo Ministério da Educação próprias para a idade da criança.

Assim, oferece-se um acompanhamento mais prolongado à criança e também experiências enriquecedoras no contacto com o Inglês, a Música, Desporto, etc. Experiências estas que de outro modo para muitas crianças não fariam parte da sua infância.


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